quinta-feira, 26 de maio de 2011

O crescimento do Brasil nas redes sociais

Por Filipe de Paiva

A primeira vez que os servidores do Tumblr caíram foi em dezembro do ano passado. Quando uma rede social ainda é nova e está em fase de crescimento, quedas no servidor são relativamente comuns. No começo do Twitter, por exemplo, suas quedas eram motivo de piada ao redor do mundo. Mas com o Tumblr a situação foi mais séria: 24 horas fora do ar. E a culpa foi dos brasileiros.




O Tumblr nasceu em 2007, um ano depois do Twitter. A princípio, seu crescimento foi lento e concentrado nos EUA, no Reino Unido e no Japão. Por causa do fuso horário, ele tinha três picos de acesso por dia. Em 2010, a rede social começou a ser populada massivamente por brasileiros e, em dezembro, o pico de acesso do Brasil coincidiu com o da costa leste americana. Os servidores não agüentaram.

Desde 2008 o Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Twitter. Agora ocupa a mesma posição no Tumblr, além de já dominar o Orkut e disputar com a Índia quem cresce mais rapidamente no Facebook – segundo dados do jornal O Globo, são 250 mil novos brasileiros na rede de Mark Zuckerberg toda semana.


O crescimento da população brasileira online é resultado da maior facilidade de acesso à internet no país. No primeiro trimestre deste ano, o número de brasileiros com acesso à rede cresceu 13,9% em comparação com o mesmo período de 2010.

Como resultado, as empresas voltadas para o mundo virtual estão apontando seus holofotes pra o Brasil. A Vostu lançou no Orkut o jogo MegaCity, no qual os usuários criam cidades com temas brasileiros, como quiosques de praia e carrinhos de coco. O Twitter está em processo de tradução para criar uma versão do site em Português.

A analista de mídias Thaís Nadi Souza, a favor das redes sociais - Foto: Filipe de Paiva

“As redes sociais mudaram o cenário da comunicação no mundo e não vai ser diferente em nosso país,” diz a analista de mídia Thaís Nadi Souza, de 22 anos. As redes sociais são uma revolução no comportamento humano e já estão moldando o novo estilo de vida do brasileiro. “Acredito que podemos esperar, além da inclusão social no ambiente digital, um aumento no consumo, na comercialização e utilização das novas tecnologias de comunicação e interação,” completa.

A agência Click fez um vídeo explicando o crescimento das redes sociais no país. Confira!




Por Filipe de Paiva

2 comentários:

Thaís Nadi disse...

Muito legal!

;)

Jorge Nunes Chagas disse...

Oi Nadi, Adicionei sua foto! =)

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons