Por Daniele Azevedo
Manifestantes se reúnem na Praça Puerta del Sol, em Madrid, Espanha Foto: Divulgação |
As eleições municipais se aproximam e grupo partidário pode mudar o resultado das votações. Os manifestantes, liderados pela organização Democracia Real Ya!, condenam o sistema bipartidarista e lutam pela idéia de que outra política é possível.
Os eleitores espanhóis foram as urnas no dia 22 de maio para eleições municipais e regionais. As pesquisas indicaram que o conservador Partido Popular (PP) deve sair vitorioso sobre o governista Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).
Por meio das redes sociais, os organizadores convocaram a população a ir às ruas e protestar contra o governo. Desde o domingo (15), eles conseguiram reunir cerca de 130 mil pessoas em mais de 60 cidades durante aquele final de semana. As manifestações ficaram conhecidas como "15-M", referente ao dia 15 de maio.
Criado pela internet, o Democracia Real Ya! é uma organização que representa desempregados, donas de casa, os imigrantes, estudantes e os cidadãos em geral, de acordo com a própria entidade, que se diz apartidária, por não se enquadrar em nenhuma posição política local.
Reforma da lei eleitoral é uma das exigências de manifestantes na Espanha Foto: Divulgação |
A organização possui mais de 50 mil apoiadores no Facebook, mais de 8 mil seguidores no Twitter e um canal no YouTube. As propostas do grupo chamaram a atenção de esquerdistas radicais espanhóis, que já demonstraram interesse em realizar um trabalho conjunto.
A espontaneidade do movimento, que usa as redes sociais como motor, deu lugar a uma progressiva organização dos manifestantes. Mostra disso são as diferentes comissões de infraestrutura, comunicação, alimentação, ação e atividades, limpeza, e coordenação interna, encarregadas de coordenar e estabelecer um plano de ações para os próximos dias.
Assista ao vídeo do protesto:
Por Daniele Azevedo
0 comentários:
Postar um comentário