Por Jorge Nunes Chagas
As redes sociais estão definitivamente no coração do brasileiro. Depois de Orkut, Facebook e Twitter, a mais nova onda do momento é o Tumblr. O Tumblr (lê-se Tâmbler) se trata de uma rede de blogs que combina funções de redes sociais e está fazendo muito sucesso por aqui. “O Tumblr é como se fosse o Twitter (você segue as pessoas e vice-versa), mas não tem limite de caracteres por mensagem e você pode colocar imagens, vídeos, áudios, etc. É bem legal!” – afirma Filipe de Paiva, redator da agência de mídias Núcleo da Ideia Comunicação e usuário da rede.
Diferentemente do Twitter, que possui a restrição de 140 caracteres para postar, o Tumblr não impõe limite algum, podendo os posts ficar em qualquer tamanho, como em um blog tradicional, mas com muito mais possibilidades. Quem criar seu próprio tumblr clicando apenas em “Sign Up”, assim como o Twitter, terá acesso a uma infinidade de outros usuários dos quais poderá seguir, seja por similaridade de assuntos e ou interesse, sendo possível até conversar via chat uns com os outros. O usuário tem a possibilidade de republicar um post (“reblogar”), como se fosse um retweet. Os blogs, literalmente, conversam entre si.
Além destas características, o Tumblr se destaca pelo seu dinamismo e facilidade de utilização. A rede tem um apelo multimídia muito forte, tanto que é muito comum só existirem tumblrs somente com fotos e vídeos. O trabalho de edição é o que mais me chamou a atenção. É possível criar textos, citações, postar imagens, vídeos e links, mudar de tema (o fundo, o “background”) e upar músicas do seu computador direto para a rede.
“Eu uso o Tumblr só pelo layout de quotes (citações), que não encontrei em nenhum outro lugar. Fora isso, é a mesma coisa que o blogger” – analisa Daniella Barreto, estudante de jornalismo que também utiliza a rede de blogs. É possível o compartilhamento das postagens do Tumblr por outras redes sociais como o Facebook e o próprio Twitter de que falei tanto. O único contra é estar em inglês, assim como o Twitter, mas, sinceramente, creio que é fácil se virar na plataforma sem o domínio do idioma e só focando as figuras.
De acordo com a Quantcast, empresa de análise de audiência da internet, o Brasil é o segundo país que mais acessa o Tumblr à frente de Reino Unido, Canadá e Japão, só perdendo apenas para os Estados Unidos. Fundado pelo jovem empresário David Karp (na foto abaixo), o site foi lançado em 2007, um ano após o Twitter (que os brasileiros também estão em segundo), e a rede vêm crescendo muito. Hoje, estima-se cerca de 19 milhões de páginas cadastradas, com um volume de mais de 30 bilhões de posts diários.
David Karp, fundador do Tumblr Foto: Divulgação |
Alcançou recentemente a marca de 250 milhões de visualizações em um só dia. Desde seu lançamento, o site contabilizou aproximadamente 5,6 bilhões de posts publicados, mas apesar dos números expressivos, a rede social nada se compara ao Facebook, que no momento se encontra com 600 milhões de usuários. A perspectiva é que a rede de Mark Zuckerberg se torne a principal rede social brasileira ainda este ano, superando o Orkut, segundo analistas.
Assista a este rápido tutorial do Tumblr:
Por Jorge Nunes Chagas
0 comentários:
Postar um comentário