Por Tracy Silveira
O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, agora é game na internet. Enquanto a evolução patrimonial do ministro é motivo de polêmica em Brasília, após a compra de um apartamento de 6,6 milhões de reais, os internautas não perderam tempo e já transformaram Palocci em personagem de jogo. O jogo "Palocci!O cara!", foi criado praticamente em tempo real com as suspeitas envolvendo a empresa de consultoria de Antonio.
O jogo é bem simples: Palocci surge de dentro de buracos, e o internauta deve acertá-lo com socos. Quanto mais socos, mais pontos. O principal papel destes games no Brasil, é colocar as novas gerações em contato com a política através de uma linguagem lúdica, pois especialmente os de redes sociais, permitem uma interação com os usuários que não se encontra em outras mídias e os transforma em uma ferramenta poderosa.
Outros exemplos de jogos com políticos que fizeram sucesso na internet foram com o Serra, que consiste em acertar uma bola de papel no candidato à presidência, devido ao episódio durante a campanha em que ficou a dúvida se o ele havia sido atingido por uma pedra ou um papel e com o Tiririca, que foi criado devido as notícias que o deputado seria analfabeto. No game, o internauta deve ajudar o deputado a escrever seu nome. O jogo foi criado para divulgar um perfil no Facebook de política para iniciantes.
Esses tipos de games exercitam a política numa visão macro. E é este aprendizado de vida política, que terão importância no desenvolvimento do senso político de cada um.
Por Tracy Silveira
0 comentários:
Postar um comentário