quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vulcão entra em erupção no Sul do Chile

Por Daniele Azevedo

Erupção do Vulcão no Chile. Foto: Divulgação

Como as cinzas do vulcão chileno Puyehue afetam a segurança dos aeroportos? Por que a grande nuvem expelida se espalhou dessa forma? Podem os vulcões afetar a temperatura global? As dúvidas começaram a surgir no dia 4 de junho quando, após mais de 50 anos dormente, o Puyehue decidiu despertar, abrindo uma fissura que expeliu uma grande torre de fuligem e cinzas repletas de gases como dióxido sulfúrico.

Localizado no complexo conhecido como Puyehue-Cordón Caulle, na Cordilheira dos Andes, 600 km ao sul da capital Santiago, o vulcão liberou tanto material que cidades na Argentina foram afetadas. Alguns locais na fronteira dos dois países registraram uma camada de cinzas de mais de 30 cm. Antes do ocorrido, a última erupção ocorreu há 41 anos, quando também foi registrado na região um terremoto de 9,5 graus na escala Richter, o mais forte até agora registrado no mundo.

Nuvem de cinzas do Vulcão Puyehue no Sul do Chile / Foto: Divulgação

Após seguidos tremores de terra, o governo chileno emitiu código vermelho para a região do vulcão. De acordo com o Escritório Nacional de Emergências, são registrados em média 230 tremores por hora. "Esse vulcão produziu uma coluna de altura excepcional, com 12 mil metros, e a fumaça tem um perímetro de 65 km", explica o professor de geologia César Gerald, da Universidade Estadual Rio de Janeiro.

Cancelamento de vôos

As companhia aéreas TAM e Gol informaram o cancelamento preventivo de todos os seus voos entre o Brasil e Buenos Aires, Montevidéu, Santiago e Assunção. O motivo é a nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, que já chegou a Buenos Aires e provocou o fechamento dos dois aeroportos da cidade. Devido a obstrução das rotas aéreas entre os países, a companhia de linhas aéreas TAM informou que "há riscos para a operação dos voos" e, "para garantir a segurança de seus clientes, está cancelando os voos de e para esses destinos".

A Gol diz que alterações "em virtude de eventos naturais que coloquem em risco à segurança de suas operações são às vezes necessários". A TAM diz que todos os passageiros dos voos cancelados receberão alimentação e hospedagem e serão acomodados nos próximos voos disponíveis. Já a Gol afirma que "tem trabalhado para providenciar alimentação e acomodação em hotéis".

Assista a esta entrevista com Cesar Gerald, professor de Geologia da UERJ:


Por Daniele Azevedo

1 comentários:

Lloreana Fazenda disse...

Realmente o seu post é muito bom e útil. Estou muito feliz em ler o seu post.Manter atualização Voltarei em breve.

Serviços de desentupimento | Unclogging services

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons