domingo, 19 de junho de 2011

Radiohead e a cultura pós-moderna

Por Eduardo Pais


A banda de rock britânica, Radiohead, sempre procurou estar atenta com as mudanças ideológicas causadas pela “era da informação” e ao inovar seu som adequando ao estilo dos novos tempos. A digitalização da informação, avanços tecnológicos e o mundo da Internet sempre estiveram envolvidos, de alguma forma, com os seus trabalhos artísticos.

O albúm “Ok Computer”, de 1997, revolucionou a forma de se fazer rock ao juntar guitarra e bateria misturado a sons eletrônicos desconexos. A intenção era justamente mixar os instrumentos analógicos, típicos do rock tradicional, com o som digital obtido de um computador. As letras eram recheadas de críticas e reflexões acerca da humanidade e o mundo moderno. Ouvindo este álbum é como se estivéssemos dentro do universo idealizado por Huxley em "Admirável Mundo Novo": as suas composições nos possibilitam a oportunidade de refletirmos acerca de quanto realmente evoluímos como seres humanos ou se entramos em ruptura com a própria realidade.

Em 10 de outubro de 2007 a banda surpreendeu todo o mundo lançando o álbum “In Rainbows”, via download, em seu site oficial. Cada pessoa colocava o preço que desejava pagar pelo disco, inclusive podendo baixar de graça e não pagando nem um centavo se quer. Isso causou um grande rebuliço na indústria fonográfica, pois, se tornava muito comum para bandas iniciantes, independentes, lançarem suas músicas desta forma, porém, o Radiohead foi a primeira grande banda de sucesso mundial a utilizar este método de vendas.

O último álbum da banda, “The King of Limbs”, foi lançado em Fevereiro de 2011 novamente utilizando o poder midiático único da Internet. A banda resolveu divulgar o clipe oficial de “Lotus Flower”, música principal do novo álbum, pelo YouTube. Durante este clipe o vocalista Thom Yorke protagoniza uma dança de performance bastante exótica e incomum.

Muitas pessoas apenas julgaram ser um jeito inusitado, e verdadeiro, de sentir a música, com Thom Yorke mostrando sua arte performática inovadora. Porém, para outras, a verdadeira intenção foi baseada num marketing de chamar atenção do público através de algo original e obter assim o maior número de visualizações possíveis dentro do Youtube, utilizando assim o verdadeiro poder das redes sociais em termos de publicidade. Até o presente momento o clipe foi um tremendo sucesso, obtendo mais de 10 milhões de visualizações e mais de 30 mil comentários.


Assista ao vídeo da música Lotus Flower e confira a performance inusitada de Thom Yorke:



Por Eduardo Pais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons