domingo, 19 de junho de 2011

Fernando Pessoa é homenageado pela Google

Por Eduardo Pais

Foto: Divulgação do Google

O Poeta e escritor português, Fernando Pessoa, recebeu uma homenagem da Google através do “Doodle” no último dia 13 de Junho, em razão da comemoração de seu 123° aniversário que ocorreria justamente nesta data caso ainda fosse vivo. Logicamente que a Google tem total consciência de que não é muito comum uma pessoa existir em vida por 123 anos, a verdadeira intenção foi realmente de homenagear tão célebre poeta com essa singela lembrança de seu aniversário e também podendo mostrar para os mais jovens, desta nossa era da informação, um pouco sobre este escritor português que marcou uma época e foi muitíssimo importante para o enriquecimento de nossa língua.

A homenagem somente poderia ser vista pelos internautas que acessassem o site/buscador da Google por países de língua portuguesa. No Twitter isso ganhou uma dimensão ainda maior, com Fernando Pessoa aparecendo nos “Trending Topics” de 13 de Junho, e com várias frases de sua autoria sendo utilizadas ao longo do dia. Inclusive ocorreu uma pesquisa do site Youpix, onde se verificou quais frases do poeta foram mais utilizadas pelos twitteiros.

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio.”

Fernando Pessoa

O poeta Fernando Pessoa tinha como sua principal característica o uso de diferentes heterônimos para assinar suas diferentes obras poéticas. Entre os mais famosos podemos destacar: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares e Ricardo Reis. Para leigos isso poderia apenas soar como diferentes pseudônimos, ou seja, uma pessoa usando diferentes nomes. Mas se tratando de Fernando Pessoa o que ele utilizava mesmo era heterônimos, onde dava vida a seus personagens, cada um tinha uma personalidade bem definida, idades diferentes e histórias próprias.

O poeta nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa, Portugal, e morreu na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935. O motivo de sua morte precoce foi decorrente de "cólica hepática" causada por cálculo biliar associado a cirrose hepática, este diagnóstico obtido naquela época é hoje contestado por estudos médicos. Entretanto o excessivo consumo de álcool, que ocorreu ao longo de sua vida, seja consensualmente considerado como um importante fator causal destes problemas.



Por Eduardo Pais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons