sábado, 21 de maio de 2011

A vida e morte eternizada nas redes sociais

Por Domenica Andrade


De forma bem intrigante temos vistos inúmeros casos de morte co-relacionados e anunciados pelas redes sociais. Um dos casos mais recentes e que impressionou todos os brasileiros foi a morte da atriz e escritora Cibele Dorsa (na foto acima com Gilberto Scarpa), de 36 anos, que morreu na madrugada do dia 26 de março de 2011. Segundo informações da Polícia, Cibele caiu da janela do sétimo andar do apartamento onde morava, na região do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

Chocante por si só, o caso fica ainda mais mórbido por se tratar de uma tragédia anunciada nas redes sociais. Uma hora antes do ocorrido, Cibele publicou no em seu perfil no Twitter a seguinte mensagem, reproduzida aqui com os erros de digitação: “Lmento, eu não consegui suportae a morte nos meus braços mas, lurei... até onde eu pude”.


O recado postado por Cibele Dorsa, fala a respeito à dor que ela sentiu após o suicídio de Gilberto Scarpa, seu noivo de 27 anos, apresentador do canal de TV por assinatura E!, que no dia 30 de janeiro, deu fim à vida ao saltar da mesma varanda. Após ter presenciado toda a cena e morte de seu noivo, Cibele passou a postar em seus perfis públicos na internet, todos os sentimentos que a envolvia em relação aos fatos até então acontecido, frases e vídeos foram postados dando um ar midiático na tragédia.


Mas o que chama a atenção foi o aparente sentimento de vida após a morte que envolvia as últimas frases e e-mail enviado ao redator de uma grande revista, para falar o porquê de sua morte. Cibele fez questão de deixar tudo registrado nas redes sociais, cultuando assim um tipo de relacionamento com o então ex-noivo e com as pessoas, mesmo após morte.


Acompanhe um dos trecho da carta deixada por Cibele:


“ Viver sem o Gilberto é pra mim uma sobrevida desumana. De todos os homens que passaram por mim quem me fez mais mal foi sem dúvida alguma, o Doda, pai da filha que nem mais contato pude ter, e quem mais me fez bem, em vida, foi o Gilberto. Viver sem meus dois filhos e sem o amor da minha vida me dilacera por inteiro, é como se eu estivesse acordada passando por uma cirurgia cardíaca, sinto meu coração sendo cortado, um bisturi elétrico que não para nunca. Não aguento mais chorar, quando não estou soluçando de tanto chorar, fico com lágrimas calmas mas, elas não cessa, nunca! Não aguento mais viver, ou melhor, sobreviver. A comida não desce, sinto um nó na garganta, estou ficando cada dia mais magra, sinto minha pele se descolando do meu corpo. (…) Minha cabeça não consegue pesar menos que 10 toneladas, eu não tenho mais paz, a cena da morte do meu amor me atropela constantemente, lembro do corpo do Gilberto no meio da rua mas, os olhos estavam abertos e eu achei que ele pudesse me ouvir… Falei muito com ele acho que ele deve ter ouvido mas, falei tarde demais. Eu disse que me casaria, que teria o filho, que ele não poderia morrer, molhei o rosto dele de tantas lágrimas e, nada de conseguir que ele se salvasse. (…) Estou sofrendo mais dor agora do que quando sofri o acidente de carro. Agora não tem morfina, não tem nada que acalme essa dor, nada que faça parar essa sensação de perfuração no meu peito. Ainda por cima, o Doda parece nunca cansar de me humilhar, ele não se satisfará nunca mesmo. É o pior homem que já conheci em minha vida, um lobo em pele de cordeiro.”


Assista ao vídeo que Cibele postou pouco antes de sua morte:


Questionada sobre as novas relações que os suicidas tem tido com a internet e as redes sociais, a Psicóloga e terapeuta Marcela Quintanilha, afirma ser reflexo desse novo século, onde ninguém mais é um anônimo, mas tem a impressão de estarem sendo notícia a todo tempo e que o meio midiático é como se fosse uma outra vida eternizadade. No caso Cibele Dorsa, a Psicóloga diz, que jovem quis fazer pública sua morte, assim como sua vida, por isso os vídeos e posts.


Por Domenica Andrade

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons