quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bombeiros lutam agora pela anistia

Por Angélica Fernandes

Protesto dos Bombeiros realizado no último domingo (12/06) em Copacabana / Foto: Angélica Fernandes 

Apesar do habeas corpus concedido aos 439 bombeiros que estavam presos no quartel de Charitas, em Niterói, desde o início de junho, os agentes ainda realizam manifestações e contam com mobilizações de partidos políticos e da população pela anistia.

Nesta terça-feira, 14 de junho, líderes de 11 partidos assinaram na Câmara dos Deputados, em Brasília, o requerimento de urgência para votar o projeto que pede o perdão criminal e administrativo. Sob autoria do deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), o documento solicita anulação de possíveis punições criminais aos bombeiros e outros participantes que também foram punidos. Em seu Twitter, Molon afirmou que a intenção é pacificar o Rio e terminar de vez com os protestos.

Mesmo com o processo que corre em Brasília pela anistia, bombeiros prometem somente acabar com as manifestações após a concessão do benefício. Um dos líderes dos protestos, capitão Lauro Boto, informa que a negociação com o governo só vai avançar após a absolvição total dos militares. “Até que todas as nossas reivindicações sejam aceitas, continuaremos na luta”, afirma.

E essa luta dos oficiais ainda está longe do fim. Segundo o advogado José Guimarães, o pedido de anistia pode levar até um ano para ser concedido. “Neste caso, a anistia criminal só pode ser instituída pelo Congresso Nacional. Como o processo envolve centenas de pessoas e ainda possui outras prioridades, como punições administrativas, é possível que esta decisão, se for positiva, seja definitivamente legalizada só no ano que vem”, explica.

Apoio da população

Desde o início da prisão dos oficiais, milhares de pessoas foram às ruas pedir a liberdade dos bombeiros e o direito de anistia. Através das redes sociais e principalmente pelo Youtube, internautas fazem manifestos e pedem cada vez mais a sensibilização dos governantes em prol dos militares.

O ator Sérgio Marone gravou dezenas de vídeos com atores globais, titulados de “Rio Vermelho”, onde todos eles discursam pela classe e pedem a reflexão na luta dos bombeiros.


Assista ao vídeo da campanha #RioVermelho S.O.S Bombeiros:


Enquanto a decisão final de anistia não sai, os militares convocam a população através do site, a acompanhar ao vivo pela TV ALERJ a votação pela anistia.


Por Angélica Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons