domingo, 19 de junho de 2011

Visitando museus sem sair de casa

Por Eduardo Pais

Foto: Divulgação do Google

Já imaginou poder visitar e desfrutar obras de artes existentes em alguns dos principais museus do mundo sem precisar viajar ou gastar dinheiro pra conseguir isso. Qualquer amante da arte da pintura gostaria de assistir, nos seus mínimos detalhes, algumas obras artísticas tais como: A aparição de Cristo ao povo, de Alexander Ivanov, da Galeria Tretyakov de Moscou, Noite estrelada de Van Gogh, do Moma de Nova York ou O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, da Galleria Degli Uffizi. Agora isto tudo pode acontecer graças ao mundo da Internet.

A Google inaugurou, em fevereiro de 2011, o seu ambicioso projeto que se chama “Art Project”, onde filmou e fotografou 17 museus de diferentes países. Muito semelhante ao método de funcionamento do “Street View” onde se obtém imagens, em 360°, de diversas ruas ao redor do planeta. No “Art Project” o internauta é lançado numa imersão pelos corredores, espaços e obras de arte das mais famosas que estão presentes em cada um desses museus. Além de fazer o trajeto, poder parar na frente das obras, descobrir como é fisicamente determinado museu, ainda se tem a opção de ver pinturas e esculturas em imagens de alta definição, com a possibilidade de aproximar essas imagens e ver detalhes incríveis das pinturas.

Assista a este vídeo para entender sobre como é feito o Art Project:


As imagens foram fotografadas com câmeras especiais onde possuem uma resolução incrível de 7 bilhões de pixels (uma qualidade de imagem mil vezes superior à das câmeras digitais convencionais), o que permite ver com visão microscópica os detalhes do traço das obras. Por ser um projeto novo ainda faltam digitalizar muitos outros museus importantes, mas este é o primeiro passo para algo grandioso envolvendo o mundo digital e as belas artes. Tudo leva a crer na intenção da Google de ampliar este projeto e propiciar aos internautas a possibilidade de realizar estas “visitas” aos mais famosos museus do planeta.

Se a desculpa que as pessoas usavam para não visitar museus era a falta de tempo ou de grana, agora não tem mais jeito, o mundo digital abre definitivamente suas portas para o mundo da pintura. Obviamente que nunca irá se comparar a uma visitação de corpo presente, porém, oferece uma oportunidade única para quem deseja conhecer alguns museus que nunca poderiam ir e saber mais sobre a obra de artistas consagrados.


Assista abaixo o “Making Of” de como foram feitas as fotografias nos museus:



Por Eduardo Pais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons