Por Roberta Cardoso
O técnico Márcio do Nascimento admite excessos no seu computador. / Foto: Roberta Cardoso |
Quem assistiu ao programa Globo Repórter, exibido pela TV Globo, no dia 03 de junho, descobriu como o sentimento da solidão pode afetar a saúde do ser humano. A reportagem também mostrou os perigos que a internet pode trazer aos jovens que tentam preencher esse vazio se entregando totalmente ao mundo virtual.
É difícil perceber o momento em que alguém deixa de fazer uso saudável e produtivo da internet para estabelecer com ela uma relação de dependência. Segundo a psicóloga Helena Fernandez, tudo começa com a dificuldade de se relacionar. “Seja por timidez ou medo da rejeição, a pessoa acaba se escondendo nos sites de relacionamento, nos jogos virtuais e esquece de viver o mundo real”, diz.
O primeiro estudo referente às doenças da rede começou em 1996, nos Estados Unidos. Desde então, foi reconhecido que o uso excessivo da internet pode causar dependência e o caso precisa ser tratado com seriedade. No Brasil, é possível encontrar grupos especializados sobre o assunto, na Santa Casa de Misericórdia , no Rio de Janeiro, e o no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, na Universidade de São Paulo. Em todos os casos estudados, a internet começou a ser utilizada por ser “útil” ou “divertida” e, aos poucos, foi ocupando todo o espaço de tempo do indivíduo, a ponto de a vida longe da rede ser descrita como sem sentido.
Fanático por jogos on-line, o técnico de eletrônica, Márcio do Nascimento (na foto acima), de 25 anos, admite que já passou dos limites em frente à tela do computador. “Cheguei em casa às 22 horas do trabalho e fui jogar, acabei perdendo a noção do tempo, quando fui ver já era hora de ir trabalhar”. O excesso lhe rendeu uma grande dor de cabeça e um dia de trabalho pouco produtivo.
Atualmente, é difícil pensar em um mundo onde a internet não exista. Sem nenhuma dúvida, o mundo virtual está presente na vida da maioria da população. Porém, como tudo que existe, é preciso saber qual maneira correta de usar, pois como diz a psicóloga. “A internet pode ser utilizada como mais um meio para o relacionamento, o grande problema é quando ele se torna o único”.
Por Roberta Cardoso
0 comentários:
Postar um comentário