Por Jessica Silva
Saramago lançou seu livro “Viagem do Elefante” em 2008 / Foto: Julian Marques / AgNews |
A publicação do romance sobre a indústria armamentista que o escritor José Saramago deixou inacabado ao morrer, em 18 de junho de 2010 teve a data de seu lançamento mundial adiado para 2012.
O escritor português que foi um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões – a mais importante condecoração da língua portuguesa – morreu aos 87 anos, porém conquistou o mundo com suas obras.
Após editar Caim, o escritor começou uma obra sobre a indústria armamentista e o tráfico de armas, que havia intitulado Alabardas, alabardas! Espingardas, espingardas!, um verso do poeta e dramaturgo português Gil Vicente.
Cerca de um ano após a morte de Saramago, a viúva do escritor, a jornalista espanhola Pilar del Río, segue trabalhando por sua obra. Pilar, que nesta terça-feira comemoraria 25 anos de relacionamento com Saramago, participará de homenagens para lembrar a figura do escritor no primeiro aniversário de sua morte.
José Saramago e a jornalista Pilar Del Rio, em cena num documentário Foto: Divulgação |
A morte de José Saramago liderou o Trending Topics do Twitter no ano passado com mais de 50 mensagens por minuto ao expressar a tristeza dos fãs de todo o mundo. Outras redes sociais como o Facebook também colocaram o escritor em destaque ao reproduzirem fotografias, trechos de livros, declarações e entrevistas do escritor.
Assista a esta entrevista que Saramago concedeu ao visitar ao Brasil:
0 comentários:
Postar um comentário