Por Tracy Silveira
Campanha de Barack Obama na rede de microblogs Twitter. Foto: Divulgação |
Após o sucesso da campanha do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama durante as eleições americanas no ano de 2008, através das redes sociais como Facebook, MySpace, YouTube, Flickr, AsianAve e Twitter , políticos de todo o mundo, como Nicolas Sarkozy, começaram a utilizar as redes sociais para passar mensagens e tentar ganhar a confiança da população. No Brasil essa nova estratégia foi utilizada nas últimas eleições no ano de 2010.
Essa nova forma de “campanha” é chamada de estratégia de marketing político, pois essas ferramentas possibilitam e estimulam o debate com a sociedade. Ultimamente a TV não traz mais a sociedade para debates sobre política. Agora são as novas tecnologias que estão dominando esses debates no campo do entretenimento, país, mundo e a própria política.
Nas últimas eleições de 2010, vários deputados federais, estaduais utilizaram a ferramenta do Twitter para passarem suas mensagens de campanha e se aproximar do eleitorado. Quando um político participa de uma rede social, faz com que o seu eleitor se aproxime dele, ganhe mais confiança, pois eles possuem algo em comum, a utilização das redes sociais.
Porém, um ponto importante que causa rejeição da população é o uso de email marketing, newsletter, pop ups de campanhas políticas. Isso pode ser considerado um erro total para uma campanha política.
As redes sociais estão mudando a cultura da sociedade brasileira e com essa nova estratégia política, a participação dos brasileiros no processo político também pode mudar. Agora a opinião pública circula pela internet. Podemos perceber quando um caso de escândalo acontece e imediatamente as pessoas começam a se manifestar pelo Twitter, Facebook e Blogs. Tiririca, por exemplo, teve seus videos vistos no YouTube que causaram grande polêmica durante sua campanha.
Assista a este vídeo do Deputado Federal Tiririca durante sua campanha eleitoral:
Por Tracy Silveira
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